terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dança interna



Podem ser vôos acima da cidade.

Podem ser animalescos, perversos, óbvios, pesadelos.

Podem ser lindos, românticos, inesperados

São sonhos, vivências, experiências num local exclusivo, isento de promessas.

    Ao dormir, somos tomados por uma inércia louca, por um estado de estagnação física, enquanto nossa mente vai pro playground, brincando em lugares inexistentes, com pessoas desconhecidas, em músicas e composições jamais ouvidas. A imaginação, essa jovem doida de cabelos ao vento, inventa, discute, contraria, agita e supera nossas convicções conscientes e sólidas. Podemos tudo! Somos de tudo! Estamos em tudo!

    Eu, particularmente, adoro sonhar. Quando se trata de sonho com um loiro lindo, prefiro não acordar. Quando se trata de sonho ruim, daqueles em que estão me roubando ou assassinando e eu não consigo gritar, prefiro acordar rápido e logo agradecer a Deus por ter sobrevivido a um ataque tão real, apesar de imaginário!

    Há quem interprete os sonhos. Segundo Freud, os sonhos são “a estrada real que conduz ao inconsciente”. Há quem os ignore. Há quem acredite que são uma das formas de comunicação com Deus (e a Bíblia cita diversos exemplos disso). Quando José soube que Maria estava grávida e que não existia a possibilidade de o filho ser dele (uma vez que não tinha tido relações sexuais com ela), ele pensou em deixá-la. Então, em sonho, um anjo de Deus veio a ele e lhe disse que a criança havia sido gerada por meio do Espírito Santo e que esta viria a ser o Salvador, redentor dos nossos pecados. Por meio desse sonho, José soube o que deveria fazer. Graças a Deus!

    Às vezes, os sonhos são só confirmações e listas do que já vivenciamos cotidianamente. Às vezes, são gritos de liberdade secretos. Às vezes, são parte da consciência dizendo: “vai com calma, presta atenção”.

    Não sou especialista em sonhos e nem me meto a interpretá-los, a não ser os que eu sonho acordada (aqueles que podem ser planos, metas). E aí é que está a magia! Eles podem ser compartilhados, vividos no companheirismo, não sendo restritos a uma pessoa. Sonhos que se sonham junto com alguém que se ama são ainda melhores que os que são sonhados enquanto se dorme.

    Sonhar acordado pode revelar incentivos à sobrevivência. Devo ficar vivo, pois sonho em ver novamente o sorriso lindo daquela pessoa. Devo segurar firme a barra, pois estou sonhando em chegar em casa e encontrar meus pais. Devo aguentar a pressão, para que eu possa viajar pra praia e mergulhar no mar, finalmente, como sonho tanto! Devo seguir em frente, para encontrar o meu próprio eu. Devo me dedicar, para conseguir me formar e ser o que eu sempre sonhei!

    Certas pessoas céticas demais acham que os sonhos inibem a presença do senso de realidade, da razão. Moço... Sonhe. Uma realidade fria pode se aquecer de encanto e deleite num sonho. Sonhe acordado, sonhe dormindo. A verdade não é produto à venda. A razão não é imóvel com escritura. Aprecie os sonhos. Acorde em algum momento, mas sonhe também. Sonhos são planos, tentativas, fantasias, imaginações, ambições, e não tolices de pessoas desocupadas ou emotivas demais.

    Sonhar é libertar-se, é pensar num futuro de acordo com suas próprias alegrias, é permitir-se viajar no tempo, ainda que este nos limite a uma existência no agora. Sonhar é viver uma etapa à frente, que não será, necessariamente, tornada real. Sonhar é dançar na chuva de verão dos pensamentos, é voltar a ser criança e envelhecer com ânimo. Sonhar traz vivacidade!


    Não importa o momento: sempre haverá uma história pra sonhar... Sozinho ou acompanhado.



5 comentários:

Anônimo disse...

Assim como todo reporter a bons escritores: Elisa E., de onde vem a inspiração para os seus textos? Hahaha (espero resposta. Serio!) ... parabens! Gostei muito desse texto, muito bUnito. :)

Elisa :):) disse...

HAHAHAHAHA Boa noite, querido desconhecido!!! Como vc não colocou o nome no final do comentário, não sei quem é, nem se é homem ou mulher.hahaha Mas tudo bem! :) Respondo assim mesmo.

Minha inspiração vem de músicas, de outros textos, da convivência com amigos, famílias, pessoas que amo, conversas, programas de tv, de insights doidos que tenho qdo converso comigo mesma!! hahahaha Enfim, a inspiração vem de tudo ao meu redor e dentro de mim! :) Respondi??

Muito obrigada pelos elogios, pela leitura, pelo comentário e pela visita!! :) Volte sempre!!!

Bjos.

Anônimo disse...

Então vc é dessas que escuta "Marcelo Jeneci"???

huAhuHUAhuauhauhahu!

Muito boa a postagem! Umas das melhores dessa sua "nova fase"... Parabéns.

Beijo.

Danilo.O.

Anônimo disse...

É isto mesmo, garota linda.
Sonhar faz muito bem.
Não sem razão William Shakespeare escreveu "Sonho de Uma Noite de Verão", tão conhecida.
Os sonhos são verdadeiro alimento, em especial aqueles que sonhamos acordados, que nos impulsionam à luta. Faz algum tempo, li a respeito de uma mulher que estava paralisada havia 10 anos e que, lutando para realizar seu sonho, defendeu sua tese de doutorado. Veja que exemplo. Para conferir:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1087681-mulher-paralisada-ha-dez-anos-por-derrame-defende-tese-de-doutorado.shtml
Certamente, se ela não tivesse sonhos, ficaria entregue aos limitantes problemas físicos.
Por isto, vamos sonhar, acordado e dormindo.
Bjo.
Bob

09/05/2012 - 10h20
Mulher paralisada há dez anos por derrame defende tese de doutorado

Susielem Costa disse...

Parabéns Elisa!
Apesar de eu, nem sempre às terças-feiras ler seus textos, sempre que posso te faço uma visita e acho muito interessante e até me identifico com tua forma de abordar tais assuntos aqui no blog.
E você tem razão, os sonhos são a nossa ilimitação, por assim dizer!
Beijos.