O pesquisador diz, orgulhoso, à banca:
-Minha pesquisa explora uma técnica inovadora que possivelmente será capaz de curar a AIDS!
A banca responde:
-E qual a justificativa do seu trabalho?
E nessa hora, o pesquisador faz cara de bunda ao se deparar com a gigante e imbecil necessidade de justificativa diante do óbvio!
Por que alguns dos seus melhores amigos são mais novos que você?
Por que você só faz mestrado e especialização e não trabalha?
Por que você não gosta de sertanejo?
Por que você demorou tanto pra postar no blog?
Por que você acredita em Deus?
Por que você gosta de filmes de comédia-romântica?
Por que você vai sair de novo?
Por que você escolheu o curso de Biologia e não o de Ciências Domésticas?
Por que você comprou outra calça jeans?
Por que seu celular estava desligado?
Por que você chegou atrasada?
Por que os dados da sua pesquisa estão representados em tabela?
Por que seu carro é amarelo?
Por que você ta fazendo tantas perguntas sem sentido???
VOCÊ ME AMA? ( ) Sim ( ) Não. Justifique sua resposta.
Justificar:
1 provar a inocência de outrem ou a própria;
2 restituir à inocência original, tornar justo
5 demonstrar que (algo) está certo ou que (alguém) está com a razão; fornecer argumentos a favor de
6 dar as razões válidas para o próprio comportamento, para os próprios atos
7 explicar
(Dicionário Eletrônico Houaiss)
Como se já não fosse difícil decidir, ainda é preciso justificar. E justificar, não com o intuito de explicar (7), mas, sim, com o de inocentar-se de qualquer coisa acusatória por antecedência (1). E ai de nós se a justificativa não for boa!!
A vida inteira vamos juntando argumentos que justifiquem nossas escolhas e as façam parecer adequadas aos olhos das outras pessoas (6). O ser humano aprendeu a pensar e a buscar respostas e explicações para tudo. Por isso é tão difícil crer em coisas não justificáveis pelo intelecto. E nisso, a fé (independente de denominações) nos testa a cada dia.
A fé “é a certeza de coisas que não se esperam e a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus, 11) Chupa essa manga, meu filho!! Se é fé, não precisa justificar o tempo todo com coisas visíveis, ok?! Só pra quem continua enchendo o saco!!
Somos instigados ao raciocínio, impulsionados a procurar razões pra tudo o tempo todo. E algumas coisas simplesmente SÃO; sem por quê. A impressão é a de que nossas atitudes precisam ser validadas por meio de justificativas e estas, por sua vez, precisam da aprovação das pessoas em volta. E quantas vezes deixamos de fazer as coisas só porque pensamos: mas o que eu vou falar pra justificar esse comportamento? Que explicação vou ter pra isso? Alguma explicação tem que ter!!
E hoje em dia parece que tudo precisa ter um objetivo claro e racional. “Assistir novela das 9? PRA QUÊ? O que isso te acrescenta?!” Precisa acrescentar alguma coisa?? Se não atrapalhar, já ta bom!! Todo mundo tem que ler Machado de Assis, todo mundo tem que escutar músicas com engajamento social e político, todo mundo tem que assistir filme iraniano, todo mundo tem que fazer 6 refeições diárias, todo mundo tem que tomar vitamina E. QUEM INVENTOU ESSE MONTE DE REGRINHAS DE MERDA?
E é um saco essa mania de todo mundo inteligente agora, já!! Meu... Quem nunca brincou de esconde-esconde aos 25 provavelmente não sabe o que é alegria de viver! Hahahahahahaha Sem nenhum objetivo sério e justificável. Só a diversão!! E aqui, não faço apologia à ignorância. Só to dizendo: relaxaaaa, manoooo!!! Você não precisa ser certinho e intelectualmente ativo o tempo todoooo!! Experimenta passar de cueca pela janela do apartamento, só pra saber o que é adrenalina! Hahahahahahahahaahaha Faz uma piada sem sentido!! Para de corrigir os erros de português dessa postagem!! Vai viver!!
E, mesmo sabendo que justificar tudo tempo todo não é legal, me pego nesse exato momento pensando: por que eu to escrevendo esse post, mesmo???
E parece que pra cada justificativa, há uma outra nova justificativa já pronta. Somos experientes nisso! Não aceitamos qualquer coisa, não!! A banca da vida é mais cruel que qualquer banca de concurso ou mestrado!!
O marido demorou a chegar do trabalho? Falou que tava em reunião? AMANTE!!
A filha disse que pegou trânsito e acabou faltando na faculdade? TAVA COM O NAMORADO NOVO NO MOTEL!!
O namorado apareceu com uma rosa e disse que a comprou somente por ter lembrado de você? ESTÁ ESCONDENDO ALGO!!
O amigo comprou um celular novo e disse que o outro quebrou? TÁ QUERENDO APARECER!!
Usou saia curta? Biscate!
Penteou o cabelo diferente? Viado!
Escutou “Vida louca também ama”?? Mano! Hahahaha
Temos uma grelha de categorias (acho que to lendo artigos científicos demais!) já estabelecidas. Cada comportamento já implica em uma justificativa pronta e implacável!!
E como se não bastasse nossa necessidade irritante de querer justificar tudo pra todo mundo, tem sempre um sádico que quer te apertar, quer ver você arrumar justificativas ainda mais JUSTIFICÁVEIS (redundância... to sabendo... e já to justificando, ok?!). E a coisa chega num ponto tão enlouquecedor, que você começa a gritar e a surtar somente por ter escolhido o sorvete de frutas do bosque ao invés do já tão socialmente aceito sorvete de chocolate.
E até no ensino isso influencia!! Nas explicações de conceitos, dizemos, por exemplo, que o dedo opositor (polegar) existe PARA podermos pegar objetos, construir coisas, etc. NÃO, minha gente!!! Ele existe, porque existe. Temos a necessidade tão grande de raciocício, que acabamos racionalizando tudo, colocando consciência no que não tem!!! Seu polegar não pensa!!! Ele, felizmente, ao contrário de nós todos, não precisa justificar a própria existência!! E as perguntas clássicas “de onde vim”, “como”, “quando”, e “para onde vou” só justificam adequadamente essa minha teoria de que precisamos de provas e respostas o tempo todo!! E convincentes!!
A verdade é que nós humanos somos muito CHATOS!! Observe os golfinhos, por exemplo. Eles não têm esse problema!! Eles não se criticam o tempo todo! Eles não têm a necessidade de se mostrarem mais ou menos adequados! Eles vivem!! Nadam felizes por aí e giram em pulos sobre a água, porque sim!! Sem mais...
As baratas também! Olha só que alegria!! Perambulam tranqüilas por sua comida, literalmente cagando e andando pro que você pensa! Inadequadas? Não!! FELIZES! Hahahahahaha E elas só se desesperam quando você, sua menininha, grita com elas!!
Formalizamos qualquer frase, criticamos qualquer opinião e assumimos qualquer postura conveniente para nós mesmos! Cada hora, uma crítica diferente e oposta à anterior.
E, nesse exato momento, me coloco no mesmo saco que todos os outros humanos, igualmente chatos e cricris. Afinal, quantos por quês já não dei ao longo desse post?
Os “por quês” dão um colorido pra vida, né, minha gente?! Eu sei disso. Eu gosto deles!!! :) O que me irrita é o excesso do uso!!! Guarda um pouco pra mais tarde, galera!
E vamo assistir Chocolate com Pimenta daqui a pouco, ou jogar Counter Strike, só pra dar uma alegria pro coração! Cada um na sua e todos em uma mesma!!
Bjos em suas tão redondas e formosas bundas! E não vou falar “mals pela demora em postar”, porque hoje, assim como nossas amigas baratas, EU TO CAGANDO E ANDANDO!!! Me deixa, que hoje eu to de bobeira!
FUIIIISSSSSSSSSS :)
4 comentários:
Gostei do texto, Elisa. No começo do texto lembrei MUITO da Aurora, afinal ela está na fase irritante do "por que". Não é fácil fazê-la entender que nem tudo tem um porque...É isso aí, vamos viver a vida com mais leveza, sem ter que dar explicação para tudo. Beijos grandes, com saudades
Amiga, adorei! Hahahaha! Ri muito... fiquei imaginando você FALANDO tudo isso...desabafando pra algum chato na sua frente! Rs! Beijos, Sá.
Por que estou lendo seu blog???
Por que você não faz o Curso de Direito????
Mas que quero saber por que seu celular tava desligado e por que chegou atrasada, isso quero, com por que ou sem ele.
Por que você é tão linda, inteligente criativa, simpática e tudo o mais??? Acho que sei a resposta: é herança paterna (rá rá rá OU há há há OU ah! Ah! Ah!)
Por que seus textos são tão longos??? Mais um rá rá rá.
Curti muito.
Bjos.
Bob
Vivo esquecendo de ler seus post... porque não tenho muito tempo, não porque não te amo, ok?! (tem q explica né?!) kkk pela primeira vez na história do seu blog, discordo de algumas coisas! :D Nas não vou dizer o porque!!! "rá rá rá" (curti)mas te dou o meu benefício da dúvida (se é que vc precisa né? imaginei vc fazendo aquela cara :/,com um "hum"; acordei descritivo, mas tbm não direi o pq), porque (vixi, estou explicando já...) posso estar vendo seu texto de um jeito diferente do que vc estava pensando (mas tenho quase certeza q não!). Vai saber?! Preciso de um porque seu pra entender! kkk mas se sabe q eu te amo né! Pq? a sei lá... sem pq! :)
bjos na porpa, sua e na da Minduim kkk que fica a arrastando pelo chão! kkkk tadinha :)
Postar um comentário