OLÁ, LEITORES FIÉIS E MARAVILINDOS!!! Antes de começar a despejar minhas lamúrias e incertezas sobre vocês, gostaria de me desculpar por ter demorado tanto para atualizar esse blog. Minha idéia inicial era atualizar mais constantemente, mas estou passando por momentos que têm me roubado (temporariamente, prometo!) minha animação, alegria e criatividade. Mas cá estou para fazer de tudo isso minha arma contra a tristeza. Por que, como diria o Nelson Ned, “E TUDO PASSA, TUDO PASSARÁÁÁÁ...” (detalhe: não lembrava qual dos “Nelsons” cantava isso... o Ned ou o Gonçalves. E viva o Google, que sempre responde minhas dúvidas inúteis!)
No momento sou vítima da DÚVIDA: alheia, própria, por algum motivo que valha a pena ou não, que me rouba o sono ou me faz desmaiar no sofá por horas e horas. A incerteza do futuro é uma das coisas que mais aflige os seres humanos. O tempo todo criamos expectativas acerca do que pode acontecer daqui a pouco ou daqui “a muito”.
Todos fazemos planos a curto, médio e longo prazo. Eu, viciada em listas, já criei a minha de planos a curto, médio, longo e longuíssimo prazo!! Minha casa com jardim, plantação de orgânicos e meu cachorro grande (Golden Retriever) estão no item de planos a longo prazo. O que é interessante é que conforme vai passando o tempo, os planos de longo prazo vão se tornando de curto prazo... Eu, por exemplo, estou com vontade de ter esse item da casa e cachorro e etc AGORA! E o mestrado que eu quero fazer, que antes estava no “médio prazo”, está caminhando para curto ou curtíssimo prazo. Minha lista não é atualizada desde maio e talvez eu precise riscar alguns itens que eu já cumpri ou que eram imprescindíveis até pouco tempo atrás e que simplesmente se tornaram impraticáveis hoje. É pracabá, viu!
A gente se planeja, mas ela está sempre pairando no ar, com sua roupa vermelha flutuante: A DÚVIDA.
Dúvidas, dúvidas, dúvidas... “Talvez” é o seu nome do meio. Certeza que o nome do final é SILVA.
“Sábios” da internet (aff) dizem que mais vale a certeza do NÃO do que a dúvida do TALVEZ... Vai saber!
Dúvida. Aurélio explica:
[Dev. de duvidar.]
Substantivo feminino.
1.Incerteza sobre a realidade de um fato ou verdade de uma asserção; hesitação, indecisão:
2.Dificuldade em crer; descrença, cepticismo.
3.Desconfiança, suspeita:
4.Escrúpulo, receio:
5.Obstáculo, objeção:
Gostava dela, sua dúvida era a família.
6.Filos. Suspensão temporária do assentimento, seja por insuficiência de motivos, seja por equilíbrio entre motivos contrários, seja por atitude deliberada. [Cf. duvida, do v. duvidar.]
Substantivo feminino.
1.Incerteza sobre a realidade de um fato ou verdade de uma asserção; hesitação, indecisão:
2.Dificuldade em crer; descrença, cepticismo.
3.Desconfiança, suspeita:
4.Escrúpulo, receio:
5.Obstáculo, objeção:
Gostava dela, sua dúvida era a família.
6.Filos. Suspensão temporária do assentimento, seja por insuficiência de motivos, seja por equilíbrio entre motivos contrários, seja por atitude deliberada. [Cf. duvida, do v. duvidar.]
Dúvida... O mal dos ansiosos. Causam borboletas no estômago... E não são aquelas boas de sentir, de quando você se apaixona... Não... Essas borboletas no estômago são ácidas, batem suas asas vigorosamente contra a parede do estômago, como se dele quisessem escapar, pressionando o coração e o pulmão.
Dúvida... Sapato preto ou bege? Vestido ou calça? Casar ou comprar uma bike? Viajar? Pra onde? Com quem? Ir como? Busão ou carro? Trabalhar ou estudar? Votar na situação ou na oposição? Votar?? Comprar agora ou esperar a liquidação?
Djavan canta a dúvida em Se. “Você disse que não sabe se não, mas também não tem certeza que sim”. “Mais fácil aprender japonês em braile”!! E, como ele mesmo expressa de forma tão bonita, pior do que administrar as próprias dúvidas é deparar-se entrelaçado e à mercê da dúvida alheia também!!
Cada vez que estamos em dúvida aparecem dois seres ao lado de cada ouvido. De um lado aparece o ANJINHO, dando conselhos que normalmente deveriam ser seguidos, e nos incentivando sempre a fazer o bem, a ponderar melhor a situação, sem machucar a nós e os outros. Do outro lado aparece o DIABINHO, nos colocando contra tudo e contra todos, dizendo tudo aquilo que não queremos ouvir, nos fazendo ficar inseguros quanto ao que sentimos por nós e pelos outros.
O ANJINHO fala: “Peça desculpas, volte atrás, não é vergonha se arrepender”. E o DIABINHO grita: “Deixa de ser trouxa! Não ta vendo que ele quer seu mal, que só pensa nele, que quer controlar tudo o que vc faz e sente?” O ANJINHO, por sua vez, diz: “Não é nada disso, vc está entendendo errado! As pessoas devem saber conversar, devem fazer o que for preciso para que as mágoas não criem raízes em seus corações”, e o DIABINHO berra: “Seu burrooooo!!! Vc está sendo passado pra trás!!”
E às vezes, o DIABINHO berra tanto, que você não consegue escutar a voz do ANJINHO. E tudo parece tão confuso, que parece que o DIABINHO tem razão...
É a nossa consciência que nos mata... Pensamos, logo nos preocupamos, logo não dormimos, logo não conseguimos seguir em frente com a vida, logo entramos em paranóia, logo ENLOUQUECEMOS por algo que simplesmente poderia ser resolvido com calma.
A ansiedade atrapalha... E o DIABINHO gritando no ouvido também não ajuda.
A Bíblia fala sobre isso. Paulo diz (numa tradução e interpretação TOTALMENTE livre) que às vezes o bem que queremos e devemos fazer, nós não conseguimos fazer... Mas o mal que não queremos fazer fica pulando ali na nossa frente, fica nos cutucando, fica ali na nossa cara... É o DIABINHO.
Cada um tem um DIABINHO e um ANJINHO pra escutar...
Cada um que escute quem quiser escutar! Mas você sempre terá o ANJINHO pra te falar o que é certo fazer. Cada um tem suas próprias dúvidas e lutas internas. O desafio é lidar com o que é seu, sabendo que as dúvidas e lutas dos outros também vão te afetar... Afinal, ninguém vive sozinho no mundo!!
Há quem diga que é melhor não saber o que ainda está por vir; que a vida é feita de escolhas; que é um eterno aprendizado.
Há dias em que eu realmente fico feliz com isso... E há dias em que queria comprar uma bola de cristal 3D, tela plana, com serviço de atendimento ao usuário e site com dúvidas freqüentes. Enquanto não inventam essa “maravilha”, vamos lidando com as dúvidas para conseguir sobreviver. Dúvidas??
Bjos na traseira!
5 comentários:
Texto muito legal - e grande.
Bjos.
Bob.
EXCELENTE texto! As dúvidas são as principais responsáveis por mover a humanidade (geralmente pro lado errado).
Lisaaaaaaa!
Que legal vc resolver voltar a blogar! Ou vc acha que eu esqueci do borboletas? :P
Manda noticias sumida!
Grande beijo!
Gui
Ai, ai...
Não tinha um assuntinho mais fácil?
Bem como diz o bom,velho e já morto Nietzsche,(rs), até quando a gente decide não escolher já estamos escolhendo!(ou algo assim:S rs)Entendeu,entendeu? enfim, eu concordo com o BF! e como diz o "reclame" do Futura: não são as respostas que movem o mundo. São as perguntas!http://www.youtube.com/watch?v=yBa17C0yn6w&feature=player_embedded)video da propaganda:D
só escrevi isso pra não deixar de comentar(rsrs)
esquci do final...
beijos nos gluteos que amanhã... é domingo??? rsrsrsrs
Postar um comentário